quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Atração Fatal por Fernanda Young (minha Fernanda predileta)

"Temos, portanto, que voltar outra vez ao teórico começo, em busca de tentar entender o que me aconteceu, para que eu ficasse assim. Lembra da Alex Forrest (...)? Ela faz um monte de coisas horríveis, porém fica tudo explicado. (...) Veja bem: Dan, o carinha (...) é um cínico. Não ter por ter traído a esposa com Alex (...). Ela é tão insignificante, dentro da trama em si, que (...) não me lembro do nome dela. Talvez Ann. (...) Ele fica tão culpado com aquela fodelança que dá sinal verde para a esposa comprar a casa dos sonhos dela, no subúrbio. (...) Nisso a história é bastante clara: o marido estava reticente, até a chegada da culpa. (...) O que nos leva à nossa primeira grande conclusão: é com culpa que se movem os homens. (...) As Anns (...) precisam das Alexs. Dans também precisam das Alexs (...). E o mercado imobiliário também precisa das Alexs (...). Mas, (...) o que há de trágico naquela trama não se modificou. (...) Não estou falando da traição, estou falando da injustiça com que é tratada a mulher que surta, quando cansa de ser útil aos outros. (...) Quer dizer, estava na cara que ele não tinha como escapar daquele bafafá sem alguns arranhões em sua imagem, mas Dan prefere encarar o problema como sempre encarou tudo na vida: "No final as coisas acabam dando certo, porque sou o fodão". Novamente, a questão do merecimento. Que denomino de teoria do macho-alfa. O macho-alfa é aquele que está sempre por cima da carne-seca -- mas não porque ele se esforce para isso. Ele manda no pedaço porque é assim que é, e assim que tem de ser, então não se fala mais nisso. Dan se acha no direito de invadir o apartamento de Alex, heróico, em busca de algo que incrimine a maluca. Descobre apenas (...) alguma mentira relativa ao pai. (...) Que explicaria o coelho na panela. Coelho que era da filha, e com o qual Dan relutou em concordar, só topando mesmo por culpa. Dan sabia que aquele bicho ir dar confusão. Bicho, na família, só mesmo o cachorro do macho-alfa. Em casa, o macho-alfa quer paz, muita paz, para ele poder ser quem ele é: o cara.


 

(...) Alex é o gênio por trás do melhor termo já criado para se designar uma condição feminina: coelho-na-panela. Uma mulher está coelho-na-panela quando ela fica tão ensandecida com uma situação, que passa a ver razão nas piores crueldades. Vingança é a razão, geralmente, mas uma espécie de sentimento vingativo que homens não experimentam. Alex (...) só não é mais vítima do que a menina, a filha do Dan: coitada, aquela será uma traumatizada pelo resto de seus dias. Apesar de nem ter se dado conta do mais grave: foi o pai dela quem colocou o coelhinho no fogo. Pelas mãos de Alex. Com a cumplicidade de Ann. (...) Uma sonsa, que (...) procurava desesperadamente pela filha, pelas ruas da cidade. A menina (que (...) demonstra traços de uma negação da feminilidade, talvez fruto de uma decepção precoce com os homens) havia passado o dia num parque de diversão, com Alex. Divertindo-se com ela de uma maneira igual à do pai: aparentemente, essa Ann é mesmo uma chata de galocha.


 

Bom, pai (...). Preciso voltar à questão inicial: nós, público, ficamos sabendo por que Alex se tornou uma mulher coelho-na-panela? Não. E assim. Para mim, ficou mais do que óbvio. Ela já havia sido deixada antes, várias vezes. Desrespeitada, evitada. E simplesmente chegou ao seu limite. Era isso que eu queria que você entendesse."


 

O post foi copilado do Capítulo IV de "Tudo o que você não soube".


 

Em 32min, aprendi como fazer um fichamento para o Mestrado. A idéia surgiu com o número absurdo de frases que me identifico no livro. Tomando sol, fui colorindo meu livro. E uma vontade enorme, de mostrar isso para o mundo, me deu.


 

Se fosse antes da terapia, isso teria feito-me chorar muito.


 

Hoje, tento não me permitir virar mulher coelho-na-panela, novamente. Acredito não mais acreditar em tudo o que macho-alfa fala. E o mais importante, tratá-los baseada no tamanho e periculosidade real: um peixe-beta-no-espelho.

Nenhum comentário: